Em todas as eras e em todos os lugares, homens e mulheres sempre buscaram um relacionamento com o "Sagrado", a quem pudessem venerar,prestar culto e adorar. Antropólogos, filósofos e teólogos e outros estudiosos das ciências humanas afirmam: "O homem é incuravelmente religioso". Em face disso, podemos afirmar que o ato de adorar está relacionado com a condição humana, uma vez que em sua essência ele traz o desejo de adorar, o anseio de estar conectado com algo maior do que ele mesmo. Agostinho, Bispo e Hipona, já dizia no século VI: "Tu mesmo incitas ao deleite no teu louvor, porque nos fizeste para ti, e nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em ti descanço".
Frequentemente, ouvimos de pessoas que nos cercam expressões como "Nossa! eu adoro essa música!" ou "Adoro essa comida", "Adoro a Deus". O que tais pessoas estão dizendo? Na línga portuguesa, o verbo adorar tem algumas acepções ou sentidos, que nos ajudam a entender as expressões eufóricas de alguns. O primeiro sentido do verbo adorar, segundo o dicionário de Antônio Houaiss, é: "Prestar culto à divindade", uma conotação etritamente religiosa, que se adequa ao nosso estudo. A segunda acepção é: "Ter veneração por algo, ou por alguém". A terceira e última acepção é: "Amar de maneira extrema".
Biblicamente falando, o verbo adorar, no Antigo Testamento, vem da palavra hebraica Sharah, que tem sentido de ajoelhar, prostrar em homenagem ou súplica diante de alguém, adorar. No Novo Testamento grego, um dos termos usados é Proskuneo, que em sua essência, evoca um nteiro sentimento de reverência; Jesus usou esse verbo em diálogo com a mulher samaritana. "Deus é espírito, importa que seus adoradores o adorem (Proskuneo) em espírito em verdade". O outro termo usado no Novo Testamento para definir adoração é Latreuo, que significa serviço pretado a Deus, culto. O apóstolo Paulo usa esse termo ao escrever Romanos 12.1: "Rogo, pois, irmãos, pelas miseicórdias de Deus, apresenteis vosso corpo por sacrifício vivo e santo e agradável a Deus, que é o vosso culto (Latreuo) racional". O culto e adoração são serviços que o fiel oferece a Deus. nos meios evangélicos, não é anormal encontrarmos pessoas que nos fazem a seguinte pergunta: "E aí, amado o culto foi bom"? Ora, se o culto é um serviço que oferecemos a Deus, a pergunta não poderia jamais ser feita dessa maneira. O correto seria perguntar assim: "Você cultuou bem hoje"? A razão é simples? "Porque dele e por ele, e paara ele são todas as coisas" (Rm 11.36).
Portanto, podemos definir adoração em uma perspectiva cristã como a atividade de glorificar a Deus em Sua presença com nossa voz e com nosso coração, individual e coltivamente, com imenso sentimento de gratidão, humildade e serviço. A adoração começa na vida do cristão quando ele percebe a realidade de Deus, e, como forma de gratidão pelos Seus inúmeros benefícios, rende-se em submissão e humildade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário